sexta-feira, 24 de abril de 2020

OPINIÃO: informações oficiais da COVID-19 devem ser centralizadas em um só local


Desde o início da pandemia verifico que as informações oficiais relacionadas a COVID-19 no município de Coreaú não estão sendo divulgadas e reunidas em um só local, dificultando o acesso da população. 

Boa parte das informações estavam sendo publicadas no perfil/Facebook do gestor de Coreaú, Carlos Roner, no qual inclusive sou bloqueado (não sei o motivo). Porém, sem qualquer explicação, de uma hora para outra, o prefeito passou a fazer live para comunicar casos de COVID-19 através do Instagram, rede social que é pouco utilizada pela população de Coreaú se comparada com o Facebook. 

Além dos perfis do gestor, as informações estão sendo publicadas pelo site da Prefeitura, pela página da prefeitura e pela página da Secretaria de Saúde, ambas no Facebook. Porém, as publicações estão sendo realizadas de maneira descentralizada, desorganizada e sem qualquer sincronia.

Portanto, é imprescindível que a população de Coreaú tenha acesso a um canal principal, democrático e transparente (um exemplo: página da prefeitura no Facebook), onde possa colher todas as informações relacionadas à prevenção e combate da pandemia no município, tais como: boletins epidemiológicos, relatórios, dicas de prevenção, decretos e demais atos administrativos, comunicados de casos confirmados, ações de apoio à população vulnerável, dentre outros.  

Concluo dizendo que o que faço é uma crítica construtiva, ou seja, uma sugestão visando o bem comum. É algo que ajudará a população, que ficará bem informada durante essa pandemia, e também a administração pública, que terá uma informação de qualidade chegando a todos os coreauenses. 

Por Hélio Costa


0 comentários:

Publicar um comentário